26 de mar. de 2012

PILATES DE SOLO OU "MAT PILATES"


Engana-se quem pensa que o Pilates de solo – também conhecido como “Mat Pilates”, é uma atividade “morna”. Há quem imagine que o Pilates é apenas alongamento com educação postural... Vai muito além disso!
A diferença básica entre o Pilates com aparelhos e o solo, é que no primeiro você conta com a ajuda de molas e empunhaduras que auxiliam a realização dos movimentos. No Pilates Solo, você depende da força do próprio corpo para realizar os movimentos mobilizando principalmente a musculatura do centro do corpo: abdômen, região lombar, quadril e glúteos também chamados de “CORE” ou “Power house”. Alguns exercícios se tornam mais pesados no Mat Pilates porque o praticante não tem a ajuda do aparelho.
A bola é utilizada nas aulas permitindo que a coluna e os glúteos fiquem apoiados, sem interferir na execução ideal dos exercícios, pois é muito comum que os músculos mais fortes "roubem" o direcionamento da força. Os exercícios são apresentados de forma bem simples, evitando as séries com infinitas repetições. Esse é o aspecto singular do Pilates: as repetições maçantes não existem. Os movimentos são contínuos (em camadas) e o grau de dificuldade é gradativo. Todos esses exercícios requerem muita precisão e concentração. Por isso, exercitam a capacidade de concentração e relaxamento. Além de fortalecer o corpo inteiro, trabalha-se muito com alongamento e acrescenta-se uma parte lúdica ao exercício, porque geralmente as alunas acham divertido trabalhar com a bola. E, ao mesmo tempo em que se trabalha o fortalecimento e o alongamento, exercita-se o equilíbrio.


AGENDE SUA AULA DEMONSTRATIVA AGORA: 3831- 4342